domingo, 5 de julho de 2009

DUDAS DE MCAC 2009

Bom dia professor
Durante o meu estudo, surgiram-me dúvidas sobre a matéria. Uma dúvida é sobre um caso clínico e as outras dúvidas surgiram ao realizar o exame modelo que o professor disponibilizou na internet. Se o professor pudesse, gostaria muito de esclarecer as minhas dúvidas.

Dúvidas sobre caso clínico que o professor deu na aula: (Pipoca, fêmea inteira com 10 anos de idade e que apresentava os linfadenomegalia dos gânglios retrofaríngeos (eram palpáveis)
1ª) Nas perguntas de desenvolvimento o professor pergunta: "Que estrutura deve ser valorizada, juntamente com o gânglio, quando num animal se encontra um suposto gânglio, como o deste caso, aumentado?
(possível resposta: como neste caso o animal apresenta um gânglio aumentado e indolor e já tem 10 anos de idade, eu pensaria em descartar um linfoma. Assim, acho que deve ser valorizado o baço porque é um orgão hematopoiético. A minha resposta está certa?)

Si tuviésemos un aumento del ganglio y nos cuestionasen sobre posibles causas de linfoadenopatía entonces su razonamiento sería adecuado.
No obstante lo que nos preguntan es de una estructura JUNTO al ganglio. En ese caso, lo más cercano que tenemos es la glándula tiroide que estaría aumentada por ejemplo en un caso de hipertirioidismo, nódulos tiroideos, etc.

Sem comentários: